Sexta-feira, 9 de Fevereiro de 2007
"O Livro que me marcou" - Alberto João Jardim
(Clique no player para ouvir a entrevista)
Se existe um economista que Alberto João Jardim cita como um autor “que o marcou” ele é John Kenneth Galbraith (1908 - 2006), o célebre professor de Harvard que inundou o mundo com a qualidade dos seus artigos e livros (“American Capitalism”, “The Affluent Society” e “The New Industrial State” estão entre os mais conhecidos) Confessando que é muito complicado escolher um autor “porque eu sou muito crítico”, Jardim, que é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, fala de Galbraith como um autor que o impressionou. E isto “sobretudo pela critica que Galbraith fazia ao pessimismo que uma sociedade de consumo como a nossa ainda se atreve a ter.” Sentimento “a que ele chamava, com muita propriedade, de sinestrose”, refere o Presidente do Governo Regional da Madeira, acrescentando que “foi a primeira vez que vi este termo institucionalizado.”
Canadiano de nascimento, Galbraith, que se naturalizou norte-americano aos 29 anos, é internacionalmente reconhecido “pelo seu trabalho intelectual no campo da Economia”, pela sua vida pública considerada bastante activa, pelo seu envolvimento no circuito politico de Washington Dc e – não menos importante - pelas suas críticas provocativas. Professor, diplomata e político, este economista que gostava de “fazer economia” chegou a ser editor da revista Fortune e, entre as suas inúmeras escritas, colocou no papel “A Anatomia do Poder” (1983), livro escolhido por Jardim, que também andou nas lides jornalísticas (Director do "Jornal da Madeira"), como um dos que mais o marcou. “Este trabalho do Galbraith chamou-me à atenção para o homem permanentemente insatisfeito, que nós somos na sociedade de consumo. E, para aquela máxima, que eu desde ai nunca me esqueci: “Quantas mais necessidades o homem vê satisfeitas, maior número de necessidades sente”. “É um livro muito interessante”, conclui.
Esta partilhada foi publicada na rubrica "Ideias em Estante", jornal Expresso, a 9 de Fevereiro de 2007
Olá, Mafalda. Recebi o link para este blogue via mail Contacto. Era só para dar-te os parabéns, tens aqui um excelente trabalho. E digo trabalho, porque parece envolver muito do mesmo.
Em relação a Alberto João Jardim, tenho pena que o senhor não mostre este seu lado mais vezes e dê tanto tempo de antena ao "popularucho" que normalmente o ilustra. Opções, penso eu de que...
Mais uma vez, os meus parabéns pelo blogue.
De joão tavares a 12 de Fevereiro de 2007 às 10:58
gostei bastante desta "outro" lado do alb.joao jardim
De anónimo a 15 de Fevereiro de 2007 às 19:36
Só agora vi este blog. Parabéns pelo contéudo!
De Anónimo a 2 de Maio de 2007 às 18:36
Ola Mafalda
Venho por este meio convidá-la para assistir ao lançamento do meu primeiro livro de Contos " O Guardião da Noite" no El Corte Inglês dia 04 de Maio (sexta-feira) pelas 19h30 no Piso 7. Este acontecimento é precedido por um Cocktail de Boas Vindas…
Pode ver mais informações no meu blog; www.henriquepadeiro.blogspot.com
O Guardião da Noite é um figura mística que nos transporta para os sentidos possíveis da linguagem. O leitor encontrará neste conjunto de contos indícios, pistas enubladas, distorcidas, embaciadas de um discorrer de experiências que para além de serem vividas são alvo de reflexão apaixonada, teórica, melancólica... Nunca o autor tenta descrever um momento de uma forma directa, não tenta chegar à meta por uma direcção a direito, antes procura os caminhos que nos levam ao mesmo tempo pelo campo, pela cidade, pelo amor ou pelo mar, para assim entusiasmar o leitor, para assim desafiar o leitor. O Guardião da Noite é uma figura mística, mas este misticismo esta explícito na forma como o autor esconde cada palavra atrás de uma cortina que tenuamente mostra como cada conto nasce de cada vez que é lido.
"Magna Editora"
P.S. O blog da Mafalda é dos melhores que andam aqui pela NET. 5 estrelas. Muitos Parabéns
De paulo c a 27 de Fevereiro de 2009 às 04:21
Obrigado Mafalda ,um verdadeiro serviço de utilidade publica. A outra face de Alberto João é incomoda para muita gente, força p
Comentar post