. Ondjaki vence Prémio Lite...
. Cartas entre Drummond e J...
. "Papa Francisco - Convers...
. José Luís Peixoto o padri...
. José Gomes Ferreira e o s...
. O(s) prefácio (s) de Gasp...
. "Portugal: Dívida Pública...
. Agualusa vence Prémio Man...
. Conheça quais são as livr...
Caríssimos leitores: antes de mais gostaria de partilhar a inquietude que muitos leitores e telespectadores do ETV têm mostrado ao assistir com indignação ao "ataque" de João Pedro Martins, autor de "Suite 605", à Zona Franca da Madeira. Assim sendo sinto -me no dever de dar voz à opinião de quem defende a Zona Franca. E que considera este ataque descabido e sem sentido.
Serão publicados em breve, neste espaço, dados que mostram o contra ponto da tese defendida neste livro. Números que mostram, segundo a opinião de quem defende a Zona Franca da Madeira, que esta Zona não só dá emprego a cerca de 3000 pessoas como constituiu uma fonte de receitas fiscais importantes e necessárias para a Madeira e para Portugal.
Numa altura de "ataques" é sim importante distinguir águas e não confundir assuntos, tais como o "buraco da Madeira", que a existir nos prejudica a todos. Pela conduta ética que me assiste e sempre a favor do bem do nosso País, que mais do que nunca, necessita de todos nós,entendo por bem dar voz aos leitores que não concordam com o conteúdo deste livro. Relembro que esta é uma rubrica de livros, onde os autores partilham com os leitores o conteúdo das suas obras.
Por ser um espaço feito por si e para si, todos os comentários são muito bem vindos.
Obrigada!
---
Sabia que o sexto homem mais rico do mundo tem uma empresa com sede na ilha da Madeira? O indiano Lakshimi Mittal, patrão da ArcelorMitta, conhecido no circuito social por ter oferecido à filha o casamento mais caro do mundo (30 milhões de libras), é um dos empresários que coabita na suite 605 da ilha da Madeira. Em apenas 100 metros quadrados existem centenas de empresas que tem um objectivo único: fugir aos impostos. Quem o afirma é João Pedro Martins, autor de “Suite 605”, um livro polémico onde são dadas a conhecer muitas histórias que causam, no mínimo, inflamações urticárias. E ninguém lhe escapa: da OPA à TVI, que foi feita a partir da suite 605, ao esquema de fuga de impostos do Vaticano, que usou uma empresa na Madeira para vender crucifixos sem pagar impostos. Tudo nesta obra está retratado. À pergunta "onde vai buscar provas para as suas acusações" o autor responde: “Veja os estudos internacionais citados no livro”. Como não poderia deixar de ser esta foi sem dúvida uma entrevista (muito) emotiva. O sangue estava na guelra. Expressões como “isto é uma vergonha para os contribuintes portugueses!” marcaram o tom da conversa que pode ser vista na íntegra no ETV.
Assista à entrevista ao autor do polémico livro " Suite 605".
Segundo João Pedro Martins há uma elite que tem usado a zona franca da Madeira, uma região que perde cerca de dois mil milhões de euros por ser considerada zona franca. Mas há mais. Afima o autor que tiveram sede na "Suite 605" cerca de 1000 empresas em 10 anos.
Escute o contraponto a esta entrevista aqui. (Entrevista a Patrick Dewerbe, que defende que a Madeira e o País só têm a ganhar por a Madeira ser considerada uma "Zona Franca")
Este post também foi publicado no blog:www.livrosemanias.blogs.sapo.pt
- A Competitividade e as Novas Fronteiras da Economia
- Como a Economia Ilumina o Mundo
Rampini, autor do Século Chinês
Stephen Dubner e Steven Levitt, autores de "Freakonomics"
Tim Hardford, autor de "O Economista Disfarçado"
Ashutosh Sheshabalaya, autor de "Made in Índia"