“O Livro da Marca", Dom Quixote, Ana Côrte-Real, Carlos Melo Brito, Clotilde Perez, Diogo Azevedo, Joana César Machado, Manuel Oehen Mendes, Margarida Pedro, Paulo de Lencastre, Sonia Maria D´Elboux, 422 páginas, 33 euros (com cd –room)
“No cenário contemporâneo, uma multiplicidade da factores, que variam sistemática e incontrolavelmente, tem provocado, uma situação que torna cada vez mais complexa a gestão da marca e dos produtos e serviços” estas palavras de Geraldo Toledo são as primeiras desta obra, que expõe “a marca”, um “conceito polifacetado” que é apresentado neste livro como um factor de diferenciação de qualquer economia ou empresa. (“Nos últimos anos, o Governo português estabeleceu, finalmente, como prioridade o desenvolvimento das marcas, alterando o paradigma do modelo de desenvolvimento económico”, lê-se no outro prefácio de Pedro Dionísio). Escrito por um grupo de investigadores do Brasil e de Portugal, que vêem a marca com um olhar de marketing (“Marketing sem marcar (quase) não é marketing”, Paulo de Lencastre), este livro está escrito de uma forma muito interessante. Permitindo uma viagem pelas origens, pela evolução e pelo uso da marca, esta obra constitui assim um bom exemplar para quem tem interesse na área ou para quem simplesmente pretende entender um pouco mais sobre o universo, a complexidade e os proveitos que se podem tirar de uma boa marca. Um livro de agradável leitura que marca pela qualidade.
De
suse a 13 de Fevereiro de 2007 às 11:07
Aproveito este post para comentar que ontem assisti ao primeiro Ciclo de Seminários do GIEM no ISCTE, e que o tema foi exactamente a Gestão das Marcas, onde os seus autores falaram um pouco sobre esta temática e o seu livro.
Como conclusão do debate, no final, ficou o paradigma: marcas corporativas vs. marcas diferenciadas?
Até quando é que esse ciclo está a decorrer? não nos quer facultar algumas das conclusões que tirou desse primeiro encontro?
Obrigada:)
De
suse a 13 de Fevereiro de 2007 às 19:30
O ciclo de semináris do GIEM encontra-se integrado nas pós-graduações em Marketing e Comercial que existem no GIEM/ISCTE. É apenas dirigido a alunos, membros do TEAM, professores e outros convidados.
A conclusão que retirei deste seminário, e principalmente, da apresentação do livro, é que o mesmo vale muito pelos exemplos dados, como é o caso da gestão da marca "BPI" ou da "Crital". O cd-rom também acompanha um caso de alto interesse ao aplicar o conceito de "marca" em termos de "marketing" ao design e ao conceito de "marca" em termos de funcionalidade vs. estética. Uma temática interessante e que nos deixou curiosos para descobrir quais as conclusões deste estudo.
A nível da teoria do livro realço a importância da perspectiva jurídica dada ao tema "marca", e que muitos marketeers hoje em dia não têm muito conhecimento, nem mesmo os próprios juristas (ex: pode uma entidade corporativa registar uma côr primária? Há alguns caso em que sim, como por exemplo, a BP).
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