.links
.arquivos

. Maio 2014

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Abril 2006

. Outubro 2005

.posts recentes

. Homenagem a Veiga Simão

. Ondjaki vence Prémio Lite...

. Cartas entre Drummond e J...

. "Papa Francisco - Convers...

. José Luís Peixoto o padri...

. José Gomes Ferreira e o s...

. O(s) prefácio (s) de Gasp...

. "Portugal: Dívida Pública...

. Agualusa vence Prémio Man...

. Conheça quais são as livr...

.pesquisar
 
Sábado, 3 de Fevereiro de 2007
"O Livro da Marca"
O Livro da Marca", Dom Quixote, Ana Côrte-Real, Carlos Melo Brito, Clotilde Perez, Diogo Azevedo, Joana César Machado, Manuel Oehen Mendes, Margarida Pedro, Paulo de Lencastre, Sonia Maria D´Elboux, 422 páginas, 33 euros (com cd –room)

“No cenário contemporâneo, uma multiplicidade da factores, que variam sistemática e incontrolavelmente, tem provocado, uma situação que torna cada vez mais complexa a gestão da marca e dos produtos e serviços” estas palavras de Geraldo Toledo são as primeiras desta obra, que expõe “a marca”, um “conceito polifacetado” que é apresentado neste livro como um factor de diferenciação de qualquer economia ou empresa. (“Nos últimos anos, o Governo português estabeleceu, finalmente, como prioridade o desenvolvimento das marcas, alterando o paradigma do modelo de desenvolvimento económico”, lê-se no outro prefácio de Pedro Dionísio). Escrito por um grupo de investigadores do Brasil e de Portugal, que vêem a marca com um olhar de marketing (“Marketing sem marcar (quase) não é marketing”, Paulo de Lencastre), este livro está escrito de uma forma muito interessante. Permitindo uma viagem pelas origens, pela evolução e pelo uso da marca, esta obra constitui assim um bom exemplar para quem tem interesse na área ou para quem simplesmente pretende entender um pouco mais sobre o universo, a complexidade e os proveitos que se podem tirar de uma boa marca. Um livro de agradável leitura que marca pela qualidade.
tags: ,
publicado por Mafalda Avelar às 16:17
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De suse a 13 de Fevereiro de 2007 às 11:07
Aproveito este post para comentar que ontem assisti ao primeiro Ciclo de Seminários do GIEM no ISCTE, e que o tema foi exactamente a Gestão das Marcas, onde os seus autores falaram um pouco sobre esta temática e o seu livro.

Como conclusão do debate, no final, ficou o paradigma: marcas corporativas vs. marcas diferenciadas?
De Mafalda Avelar a 13 de Fevereiro de 2007 às 13:05
Até quando é que esse ciclo está a decorrer? não nos quer facultar algumas das conclusões que tirou desse primeiro encontro?
Obrigada:)
De suse a 13 de Fevereiro de 2007 às 19:30
O ciclo de semináris do GIEM encontra-se integrado nas pós-graduações em Marketing e Comercial que existem no GIEM/ISCTE. É apenas dirigido a alunos, membros do TEAM, professores e outros convidados.

A conclusão que retirei deste seminário, e principalmente, da apresentação do livro, é que o mesmo vale muito pelos exemplos dados, como é o caso da gestão da marca "BPI" ou da "Crital". O cd-rom também acompanha um caso de alto interesse ao aplicar o conceito de "marca" em termos de "marketing" ao design e ao conceito de "marca" em termos de funcionalidade vs. estética. Uma temática interessante e que nos deixou curiosos para descobrir quais as conclusões deste estudo.

A nível da teoria do livro realço a importância da perspectiva jurídica dada ao tema "marca", e que muitos marketeers hoje em dia não têm muito conhecimento, nem mesmo os próprios juristas (ex: pode uma entidade corporativa registar uma côr primária? Há alguns caso em que sim, como por exemplo, a BP).

Comentar post

.resenhas de livros

- O Livro da Marca

- The Origin of Weath

- A Competitividade e as Novas Fronteiras da Economia

- Choque do Futuro

- Como a Economia Ilumina o Mundo

- Making Globalization Work

- OUTRAS

.autores entrevistados

Rampini, autor do Século Chinês


Stephen Dubner e Steven Levitt, autores de "Freakonomics"


Tim Hardford, autor de "O Economista Disfarçado"


António Neto da Silva, autor de "Globalização, Fundamentalismo Islâmico e Desenvolvimento Sustentável"


Ashutosh Sheshabalaya, autor de "Made in Índia"

.entrevistas (áudio)

Alberto João Jardim

.Novidades Editoriais

Actual Editora


Esfera dos Livros


Porto Editora


Pergaminho


Campo das Letras


blogs SAPO
.subscrever feeds