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"Marketing de Serviços Públicos", João Proença (230 páginas, 24,50 euros)
"Este sujeito tem mesmo perfil de funcionário público" é uma frase que tem os dias contados. Apesar de (ainda) comum e de ser normalmente usada de forma depreciativa para justificar a lentidão de um serviço ou a incompetência de um determinado funcionário "a tendência é para que perca o sentido". Quem o afirma é João F. Proença, Professor Associado da FEP (Faculdade de Economia do Porto), especialista na área dos serviços e autor do livro " Marketing de Serviços Públicos - Casos de Estudo." Para este Doutor em Ciências Empresariais (UP)e Master en Dirección Commercial y Marketing(Instituto de Empresa, Madrid)a prática mostra que as empresas públicas estão cada vez mais a usar o marketing como ferramenta de gestão. Neste livro, que resulta de estudos profundos, Proença apresenta oito casos que demonstram alguns exemplos de sucesso na função pública. O autor fala da melhoria da qualidade, da atenção e dos serviços públicos. Uma tendência natural face ao mundo de concorrência, entre sector público e privado, em que vivemos. E, que poderá ter (apesar de alguns perigos que também não são esquecidos) muitos benefícios para o utente, que tendencialmente passará a ser tratado como cliente. Entre os casos que mais se destacam está por exemplo o INE (Instituto Nacional de Estatística) que oferecia um produto (caro e de venda restrita) chamado " O País em Números", que hoje – através de um grande esforço de marketing – se encontra disponível em qualquer prateleira. "Este é um exemplo de um serviço público que agora chega a um número muito maior de pessoas.", diz Proença afirmando que o CD ROM foi desenvolvido e lançado tendo com base uma estratégia de marketing. Nesta obra, bastante oportuna, são ainda analisadas A Fundação do Gil, o CNAI (Centro Nacional de Apoio ao Imigrante), a Agência para a Vida Local da Câmara Municipal de Valongo, "Dadores de Medula", o Curso de Medicina da Universidade do Minho, o Plano de Marketing para o Instituto Politécnico do Porto e Gabinete do Munícipe do Porto. Boas práticas que demonstram que o sector público está a interiorizar muitos dos conceitos que tradicionalmente estavam associados à iniciativa privada. O sector público, tal como o privado, hoje também tem que se adaptar às necessidades do mercado. Como em todas as áreas da economia e da sociedade quem não se adapta fica para trás. ( in Expresso)
- A Competitividade e as Novas Fronteiras da Economia
- Como a Economia Ilumina o Mundo
Rampini, autor do Século Chinês
Stephen Dubner e Steven Levitt, autores de "Freakonomics"
Tim Hardford, autor de "O Economista Disfarçado"
Ashutosh Sheshabalaya, autor de "Made in Índia"