Quinta-feira, 18 de Setembro de 2008
Quanto vale uma Mãe na nossa Sociedade?
Maternidade
Ser Mãe é uma grande maravilha. A maravilha da vida para quem tem a sorte de a gozar. É um estado de Graça que me leva a escrever o primeiro post pessoal neste meu blog dedicado a livros de Economia, Gestão e RI. Dedico-o obviamente aos meus filhos – principalmente ao mais novo que faz 15 dias. É mesmo uma maravilha ter um ser tão pequeno –e, que para nós é tudo - nas mãos. Às vezes pergunto-me para que serve o resto da vida…. Estes momentos são tão eternos e têm tanto peso que temos dificuldade em ver “o resto da vida”, que continua lá fora. Que não pára. São os combustíveis que sobem, é a bolsa que sobe e desce e que assusta os mercados, é a amiga que trabalha no banco norte americano, que esta semana foi à falência, que descreve os momentos “caóticos” que se vivem já ali num escritório do outro lado do oceano, que tem impacto em todos os escritórios de todas as avenidas mundanas… é a fome no outro extremo, é a lei do divórcio que aqui não ata nem desata …e, tudo isso enquanto eu tranquilamente no meu leito dou tudo aquilo que tenho, através do meu próprio ser, a um dos meus bens mais queridos. Dou de comer, dou de beber, mas acima de tudo dou tudo aquilo que sou e aquilo que pretendo ser.
A Economia, as Finanças, o Estado do Mundo esses continuam ali. Aqui. Presentes em mim. Mas hoje dedico este post à Economia das Mães. Ao valor de uma Mãe, de um Pai, de um Filho, de uma família para o desenrolar da nossa história. Gostava de saber calcular o valor numérico de uma família para a nossa sociedade. Mas não sei. Sei porém que a sociedade não está a valorizar a importância dos afectos e da família para a construção de um amanhã melhor. É necessário pensar nisso e dar valor a todas as mães e pais que lutam diariamente para estarem presentes na vida dos filhos mas que não se podem dar ao luxo de estar out durante muito tempo. Uns porque amam a acção; outros porque necessitam dela.
A SI: LEITOR: se conhece algum estudo sobre o valor numérico de uma Mãe e de um a família para a nossa sociedade, por favor, partilhe o mesmo!
Obrigada!
De maria a 18 de Setembro de 2008 às 13:57
Ser mãe, mulher e trabalhar não é fácil.
Também estou interessada em dados que existam sobre o valor das mães.
De SALETE MAIA a 18 de Setembro de 2008 às 18:14
OLA MAFALDA!!!
REALMENTE O MUNDO PODE DESMORONAR...MAS O AMOR DE MÃE, O AMOR DE PAI, ESSE VAIS ESTAR SEMPRE CONNOSCO A DAR-NOS ALENTO PARA CONTINUAR MAIS UM DIA...
DEIXO LHE UM BLOG, QUE CONSIDERO O AMOR DE MÃE LEVADO AO EXTREMO...CADA VEZ QUE O LEIO NÃO CONSIGO DEIXAR DE ME SENTIR INÚTIL E COM RAIVA DESTE NOSSO GOVERNO QUE CONTINUA ADORMECIDO PARA A REALIDADE!!!!
http://sonhoterumfilho.blogs.sapo.pt/
CUMPRIMENTOS PELO BOM TRABALHO QUE TEM DESENVOLVIDO
SALETE MAIA
De Bia a 18 de Setembro de 2008 às 18:19
Cara Mafalda,
Tenho 32 anos e sou licenciada em Economia pelo ISEG. Também sou mãe (tenho um filho com 5 anos e uma filha com 3 anos). Adorei o Blog até porque, lendo o seu perfil, reconheci em si algo porque sempre me debati: os Economista não têm que obrigatoriamente apenas analisar friamente os números mas ver para além deles e como eles afectam a vida de todos nós!
Cara Mafalda,
Revejo-me completamente nas palavras do seu post. Ser Mãe é uma coisa tão pessoal, mas ao mesmo tempo tão Universal. Penso que todas sentimos o mesmo ao olhar para a nossa "Obra/Fruto". E nos interrogamos sobre o futuro e, outras vezes simplesmente curtimos o momento e deixamo-nos estar ali a absorver tudo aquilo que podemos e pensando ao mesmo tempo: Como fui capaz de fazer uma coisa tão linda!
Relativamente ao estudo sobre o valor númerico de uma Mãe/Família, eu não conheço, mas se o houver será sempre uma coisa subjectiva e não mensurável, pois o que estamos a medir são emoções, sentimentos tão diversos que não podem ser quantificáveis. Pelo menos os conhecimentos que tenho sobre investigação em Personalidade permitem-me dizer isto. Agora o que poderá ser quantificável, serão os comportamentos dos elementos que compõem a Família/Mãe.
Um beijinho e curta muito esses momentos preciosos junto do seu bébé. Felicidades!
De
Maria a 19 de Setembro de 2008 às 20:25
Mafalda parabéns pelo seu blog! A leitura é uma boa opção.
De Ritinha a 20 de Setembro de 2008 às 11:06
Visita e comenta:
http://coisinhasparati.blogs.sapo.pt - onde encontrarás muitas imagens, blinkies, gifs animados só para ti.
http://vamos_fazer.blogs.sapo.pt - um blog que te dá dicas de coisas que podes fazer num dia em qe não tenhas nada para fazer. coisas muito bonitas para a tua mãe , casa , etc.
http://vidadaana.blogs.sapo.pt - um blog onde meto textos, falo dos meus amigos, etc.
http://anaritacvieira.blogs.sapo.pt - um blog com um pouco de tudo. aqi encontrarás imagens, textos etc.
OBGD PELA ATENÇÃO, RITA VIEIRA *
Comentar post