"Tao-te King", do grande pensador chinês Lao-Tse, é uma das obras que mais tocou Luís Portela, licenciado em Medicina pela Universidade do Porto, que abraçou a gestão com 21 anos e que se tornou presidente dos Laboratórios Bial aos 27 anos.
"Li este livro na altura em que estava a ponderar ir para a gestão", confessa este médico que exerceu a actividade clínica no Hospital de São João, no Porto, durante três anos e que foi docente universitário durante seis. "Deixei a minha carreira médica e universitária por respeito e admiração pela obra do meu avô e do meu pai. Aliado a todo o resto, tomei a decisão" diz Luís Portela que tendo que aprender rapidamente como funcionava o mundo de gestão, recorreu a professores de economia amigos (como foi o caso do Professor Manuel Baganha) e a alguns livros para tomar conhecimento de algumas teorias sobre a nova área do saber em que mergulhava. Deixando para trás, em termos profissionais, "o que tinha sonhado durante a juventude". Sobre este livro, Portela afirma que esta obra traduz uma série de valores que vão além da gestão. "Esta obra sensibilizou-me bastante e marcou-me como homem e como gestor". E isto porque "ao lê –lo formei em mim conceitos como homem que vão desde a harmonia universal até à liderança." A simplicidade deste autor, que é considerado "a maior expressão do pensamento chinês" e a crescente humildade dos seus ensinamentos são os pilares desta obra que marca a vida de um gestor, e empreendedor, laboratorial. Para o criador da Fundação Bial a teoria de gestão defendida nesta obra é "realmente marcante". Tanto mais que "primeiro sou homem e depois é que a formação em liderança concreta me ajudou a formar-me como líder."
Esta partilha foi publicada a 16 de Dezembro na rubrica "Ideias em Estante", caderno de Economia, do jornal Expresso.
por favor visite e comente o livro NAS ÁGUAS DO VERSO 100 POEMAS 100 AUTORES da edições ecopy, está também no endereço http://aguasdoverso.hi5.com.
seria uma honra a sua opinião sobre o livro
os mais sinceros cumprimentos
Cara(o), muito obrigada pelo comentário deixado no meu blog. Terei todo o prazer em ler o seu livro. Como é que posso obter um exemplar?
Muito obrigada.
Cumprimentos,
Mafalda
De Augusto Küttner de Magalhães a 30 de Março de 2009 às 13:02
O Luís Portela é um exemplo a ser seguido por muitos, com um medicamento anti-epiletico a ser vendido mundialmente, feito aqui em Portugal. Quando queremos conseguimos!!!
Comentar post