Quarta-feira, 18 de Abril de 2007
Livro -"D.Sebastião e o Vidente" de Deana Barroqueiro
Apresentação, em vídeo, do livro de Deana Barroqueiro - "D. Sebastião e o Vidente" (Porto Editora, editado em 2006, 640 páginas, 18,80 euros)
( Vídeo cedido pela Porto Editora)
De eu a 18 de Abril de 2007 às 20:12
este livro ja saiu no ano passado
Caro leitor,
Esse livro saiu sim em 2006. De qualquer forma o vídeo de apresentação do mesmo, ao qual só tive acesso agora, merece destaque neste blog. E, isto porque creio que ajuda a compreender o teor do mesmo. Não obstante esta observação, neste blog não se fala apenas de novos lançamentos:)
Por isso se leu algum livro que o marcou ( independentemente de ser "novo" ou não), não hesite em partilhar aqui.
Muito obrigada!
De RUI SILVA a 18 de Abril de 2007 às 21:34
GENIAL ESTA APRESENTAÇÃO! ASSIM É MAIS FÁCIL ESCOLHER LIVROS
Aos leitores do blogue de Mafalda Avelar
Quando se é uma escritora "marginal" (ou seja, uma professora do ensino secundário, vivendo à margem de partidos, lobbies, grupos de influência, circuitos mediáticos e círculos exclusivos de intelectuais consagrados) é mais difícil fazer chegar a informação da nossa obra, embora vasta mas publicada numa outra editora sem visibilidade, aos potenciais leitores. Daí a estranheza do leitor "eu" por se falar neste blogue de um livro saído em Novembro do ano passado. Compreendo que isso pareça anacrónico num país em que se afirma que as pessoas não lêem, mas onde as editoras publicam livros em catadupas e à velocidade da luz, que estão nas bancadas menos de uma semana e logo desaparecem a fim de darem lugar à remessa seguinte, independentemente de serem obras de valor ou puro lixo.
Resta-me a esperança de que o meu romance, que me levou quase 3 anos de investigação e escrita, não seja um desses tristes objectos destinados à indiferença, mas que venha a ser um livro que os leitores gostem de recomendar aos amigos. A Porto Editora, ao escolhê-lo para o seu lançamento como editora de Literatura, deu-lhe e à sua autora uma grande visibilidade.
O vídeo, tal como o leitor Rui Silva comentou, permitiu-me esclarecer muitos pontos da obra que a publicidade da capa do livro não deixa perceber, por exemplo, o facto de ser um romance sobre uma curiosíssima personagem quase desconhecida da nossa Cultura - o escritor Miguel Leitão de Andrada, o pseudo "Vidente" - que surge em contraponto com o "Desejado", para recriar ao pormenor a sociedade portuguesa da Corte, mas também do Portugal rural da 2ª metade do Séc. XVI, além de fornecer dados históricos para um novo "olhar" sobre D. Sebastião.
E que foi um romance criado segundo os moldes das obras quinhentistas para que o leitor possa partilhar da minha paixão por esta época fascinante da nossa História que é riquíssima.
Daí a minha imensa gratidão à jornalista Mafalda Avelar, a abençoada divulgadora dos Livros (que andam ou poderão vir a andar) à Volta do Mundo.
Bem haja!
Deana Barroqueiro
Estimada Professora Deana Barroqueiro,
Muito obrigada pelo seu post, que terei muito prazer em colocar em destaque na próxima semana, para que mais leitores possam ter acesso às suas sábias e sinceras palavras.
Respeitosos cumprimentos,
Mafalda
Comentar post