“Systemdenken und Systembegriff in der Jurisprudenz" (1968) (“Pensamento Sistemático e Conceito de Sistema na Ciência do Direito”) da autoria de Claus- Wilhelm Canaris é uma das obras que mais marcou António Menezes Cordeiro, licenciado (1975) e doutorado (1985) em Direito pela Universidade de Lisboa.
Para este professor, que presidiu, na semana passada, a Assembleia-Geral da Portugal Telecom e que foi considerado “a grande estrela da AG” (conduzindo, segundo alguns críticos, “de forma prática e exemplar” aquela que foi a sessão em que os accionista impediram a OPA), o tema deste livro é o seguinte: “o Direito é uma Ciência prática, assente em respostas a inúmeros problemas; tais respostas são dadas por decisões humanas, decisões essas que não se apresentam arbitrárias: antes obedecem a postulados adequados”, que podem ser reunidos num sistema. “Esse sistema de soluções para os problemas é um sistema coerente. É um sistema axiologicamente determinado. Ou seja: é um sistema que se arruma em função dos seus valores. E, é um sistema prático que visa resolver problemas.”
Menezes Cordeiro, que teve acesso a esta obra nos anos oitenta, quando bolseiro e investigador na Faculdade de Direito de Munique, acrescenta ainda que este livro representa “uma resposta ao grave divórcio que, na segunda metade do século XX, grassava entre a teoria do Direito e a prática concreta.”
Autor de inúmeras obras, este advogado e jurisconsultor, que já colaborou em diversas OPAS (nomeadamente na do BCP sobre o BPA) e participou em numerosas arbitragens nacionais e internacionais, lançou recentemente um livro bem oportuno: “SA: Assembleia-Geral e Deliberações Sociais” (Almedina). Uma obra também usada por Menezes Cordeiro nesta última mediática Assembleia em que “participavam pessoas civilizadas que sabiam o que estavam ali a fazer” Satisfazendo a curiosidade relativa às questões mais complicadas levantadas durante a sessão, o professor afirma que “as questões que se podiam levantar foram todas equacionadas.” Concluindo, Menezes Cordeiro para quem “os quadros propiciados pelo pensamento sistemático, de que Systemdenken é um ponto de partida me têm sido sempre úteis”, afirma que esta última AG “correu muito bem. Mas é evidente que o mérito foi dos accionistas.”
De Rui Moreira a 12 de Março de 2007 às 15:45
Esse Professor é brilhante. Não deve ter sido tarefa fácil estar a presidir à Assembleia da PT. Fico satisfeito de saber que foi o professor Menezes Cordeiro a "mediar" tal processo!
De anonimo a 13 de Março de 2007 às 09:50
A Almedina, da grande cidade de Coimbra, continua a liderar as obras de Direito. Sou de Coimbra e revejo-me na história desta editora.
De alexandre a 8 de Março de 2008 às 15:54
Estou procurado esse livro do Canaris e não encontro, nem em sebos. Se alguém souber de um exemplar disponível para que eu possa comprar, agradeço se entrar em contato.
Caro Alexandre, tem algum e-mail para o qual eu o posso contactar? obrigada.
De p a 10 de Abril de 2008 às 22:45
O Prof. MENEZES CORDEIRO é licenciado, mestre e doutor pela Fac. de Direito da UNIV. de LISBOA, e não pela Nova.
É um dos mais brilhantes civilistas portugueses.
Caro Pedro, Muito obrigada pela correcção.
Cumprimentos,
Comentar post