"Difícil pergunta". "Cem Anos de solidão", "Insustentável Leveza do Ser", "Primeiro amor de Samuel Beckett" . Isto por ordem de aparecimento na minha vida. Agora qual eu gosto mais? Isso é outra conversa. Esse prémio seria para " O guia da Galáxia para quem anda à boleia" de Douglas Adams." disse o F.F.
Por F.F.
Sobre os
Cem Anos de Solidão, livro que conheci quando era muito novinho, provocou em mim aquilo que apenas consigo descrever como o rebentar de uma bolha. Naquele livro aprendi o que era ler, descobri o que era a imaginação, aquele mundo inventado sem limites onde o gelo é um milagre e a História se repete sem nunca ser a mesma. Gabriel G. Marquez levou-me a um mundo que eu desconhecia, e com isso fez nascer em mim uma torrente de emoções que até a altura desconhecia. São livros como estes, que contém tudo: o poder da amizade, da memória, do amor, da coragem, do ódio e do sexo que fazem uma pessoa crescer. Mais tarde tiverem a insensatez de me oferecer a Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera, e imagine a minha angustia quando descobri que o mundo da imaginação também pode ser muito doloroso, onde não há lugar para a esperança, onde a ideia do eterno retorno tem a leveza de esmagar os sonhos do homem. Aquela ironia tão típica de Kundera a provocar-me calafrios. M. Kundera entrou na minha vida no início da adolescência e devo dizer que não ajudou. Finalmente, mais maduro e cínico com a vida. Quando finalmente começamos a crescer aparece o Senhor Beckett. Nunca ninguém leu verdadeiramente antes de lido Beckett. O seu pequeno romance Primeiro Amor é dos mais fáceis de ler na extensa obra de Samuel Beckett e sobre como me marcou recuso a partilhar. É simplesmente demasiado entranhas e intimo para o poder fazer de forma tão leviana. E no lugar de destaque. Aquele que releio e suspiro é “O Guia para quem anda á boleia” de Douglas Adams. Uma “trilogia” de 5 livros ainda não editada na totalidade em português (o que é pena) aqui o humor é rei. Mas cuidado, este livro (no original The Ultimate Hitchhiker’s Guide To The Galaxy,) é o Livro dos livros. Sobre ele e Resumindo: No início, o universo foi criado. Isto deixou muita gente furiosa e foi encarado de forma mais ou menos generalizada como tendo sido má ideia.
Dois sobreviventes são tudo o que resta da maior experiência jamais realizada. Quem esta por detrás da destruição do planeta? Quem quer acabar com os dois sobreviventes? Quem quer por fim a esta experiência perigosa (para a psicologia) e subversiva (também para a psicologia) com o objectivo de descobrir a Questão Derradeira sobre a Vida, o Universo e Tudo o Resto? Infelizmente, porém imediatamente antes do momento decisivo do anúncio da resposta, a Terra foi demolida para a construção de uma via hiperespecial.Durante sete milhões e meio de anos, Pensamento Profundo computou e calculou e, finalmente, anunciou que a resposta era “quarenta e dois”, forçando a construção de um computador ainda Maior para descobrir qual era a pergunta. E este computador, chamava-se terra, e era frequentemente confundido por um planeta. Douglas Adams dispara para tudo o que mexe, religião, politica, economia, ciência, deus e tartes de amora. Nada escapa ao humor corrosivo e cruel de Adams. O prefácio dita o seguinte: “Há uma teoria, segundo a qual, se alguém descobrissem ao certo o que é o universo e porque existe, este desapareceria imediatamente e seria substituído por algo ainda mais bizarro e inexplicável. Há outra teoria que diz que isto já aconteceu”Uma raça de seres hiperinteligentes e pandimensionais construí um supercomputador gigante chamado Pensamento Profundo para calcular, de uma vez por todas, qual seria a Resposta à Questão Derradeira sobre a Vida, o Universo e Tudo o Resto. Douglas Adams dispara para tudo o que mexe, religião, politica, economia, ciência, deus e tartes de amora. Nada escapa ao humor corrosivo e cruel de Adams. O prefácio dita o seguinte: “Há uma teoria, segundo a qual, se alguém descobrissem ao certo o que é o universo e porque existe, este desapareceria imediatamente e seria substituído por algo ainda mais bizarro e inexplicável. Há outra teoria que diz que isto já aconteceu”.