. Ondjaki vence Prémio Lite...
. Cartas entre Drummond e J...
. "Papa Francisco - Convers...
. José Luís Peixoto o padri...
. José Gomes Ferreira e o s...
. O(s) prefácio (s) de Gasp...
. "Portugal: Dívida Pública...
. Agualusa vence Prémio Man...
. Conheça quais são as livr...
Já lá vamos ao (bem necessário) investimento.
Primeiro fique a saber quem é o co- autor de "Governação Inteligente para o século XXI"( Objetiva)
PERFIL
Berggruen, o milionário sem casa que apostou na TVI e na Leya
De passagem por Portugal, Berggruen deu -nos uma entrevista. O resultado: muito optimismo. Uma boa boleia!
Nicolas Berggruen é um dos nomes que consta na lista dos milionários da Forbes. Ocupa a 206 posição, com uma fortuna avaliada em cerca de 2,3 mil milhões de dólares. Berggruen, de 51 anos, solteiro, é hoje um homem que ganhou fama nos media internacionais por "não ter casa". Nascido em Paris, tem dupla nacionalidade: é americano e alemão. Filho do coleccionador de arte Heinz Berggruen e da actriz Bettina Moissi, Nicolas é reconhecido pelo seu estilo "pouco convencional". Formado em Finanças e Negócios Internacionais, na New York University, nos Estados Unidos, Berggruen é hoje um discreto investidor no mundo dos media. Mas é na área da filantropia que Berggruen marca a diferença no mundo da alta finança. E isto porque quer fazer a diferença promovendo o debate intelectual. O Instituto que preside - e que tem o seu nome - é prova disso. O "Nicolas Berggruen Institute", que faz parte da Berggruen Holdings, entidade que à qual pertencem 37 grandes empresas, tem como objectivo inovar e promover, pelo mundo, as boas práticas de governação. A Berggruen Holdings marca presença, em Portugal, na Prisa, que controla a Media capital, que é detentora da TVI, e na Leya. O investidor é sócio de Pais do Amaral. M.A.
"Vou investir mais em Portugal"
EM LISBOA PARA PROMOVER O SEU LIVRO, BERGGRUEN MOSTRA-SE OPTIMISTA EM RELAÇÃO AO PAÍS.
"Se existe um momento para procurar investimentos em Portugal , provavelmente é agora". Quem o afirma é Nicolas Berggruen, sócio milionário de Miguel Pais do Amaral. O investidor, que é accionista da Prisa e do 'Le Monde', através da Berggrun Holding que preside, afirma em entrevista exclusiva ao Económico, que vai " investir mais em Portugal ". Os sectores, esses, serão aqueles onde já marca presença - nos media e na publicações. Mas há mais. Berggruen, que está presente em Portugal na Prisa (que controla a Media Capital, detentora da TVI) e na Leya, mostra interesse em investir no sector dos serviços (incluindo em tecnologias), no sector turismo, que considera ser "uma área que se pode desenvolver muito", e no sector de imobiliário.
Sobre a sua relação com Pais do Amaral, diz que tem tido "muita sorte porque tenho uma parceria, há anos, com o Miguel Pais do Amaral. Irei olhar para muitas das coisas que ele está a seguir. Temos tido experiência em media e publicações e vamos continuar a olhar para essas áreas." Sobre como irá realizar esses investimentos, uma certeza: qualquer investimento, nessas áreas, será via Pais do Amaral.
Optimista em relação à economia Portuguesa, o presidente da Berggruen Holdings, entidade que detém 37 empresas (entre elas a Hoover Treated Wood Products, a Meier on Rothschild, a Wind Power e a Berggruen Farming), reconhece que os portugueses estão a passar um período difícil mas adianta que este processo, de transição, é necessário. Concordando com algumas medidas e discordando de outras, "o facto é que o caminho é este."
Reconhecido internacionalmente por ser o "milionário sem casa", "por opção", como faz questão de salientar, Berggruen considera que Portugal tem muito futuro. "Além do mais tem a mesma língua que pelo menos dois grandes países emergentes".
Sobre a questão "pessoal" de não ter tecto, isto é, de não poder chegar a casa e sentir " I am back" [estou de volta], o investidor diz que desta forma desenvolve o instituto da experiência - e não tanto o da posse.
A fortuna
Com uma fortuna avaliada em cerca de 2,3 mil milhões de dólares (segundo a Forbes), este solteirão, que adora festas e que já foi fotografado ao lado de inúmeros nomes da moda e do glamour, tem vindo a ganhar destaque no mundo da alta finança por ser um "pensador", que quer promover o debate intelectual entre as nações. "Governação Inteligente para o século XXI" (Editora Objetiva, que pertence ao grupo Prisa- Santillana) é a obra que promoveu, ontem, na Fundação Luso Americana (Flad), em Lisboa. Sobre este livro, que assina a quatro mãos com Nathan Gardels, de notar que conta com a colaboração de um elenco de peso. Fernando Henrique Cardoso, Francis Fukuyama, Gerhard Schroeder são apenas alguns dos nomes que constam nesta obra, prefaciada por Felipe González.
Sobre o livro, de salientar que o mesmo defende que o melhor caminho de todos, em termos de governação, é algo que fica no meio entre os modelos seguidos pelo Ocidente e pelo Oriente.
(publicado a 15/01/13 no DE).
Veja aqui o vídeo de apresentação do programa, que está a ser emitido esta semana na "Ideias em Estante", no ETV.
- A Competitividade e as Novas Fronteiras da Economia
- Como a Economia Ilumina o Mundo
Rampini, autor do Século Chinês
Stephen Dubner e Steven Levitt, autores de "Freakonomics"
Tim Hardford, autor de "O Economista Disfarçado"
Ashutosh Sheshabalaya, autor de "Made in Índia"