.Relógios do Mundo
Clique aqui para saber as horas em qualquer parte do Mundo

.Para o leitor

Qual o livro que mais o marcou? Partilhe aqui a sua opinião!


What is the book of your life? Share your opinion here!


Deixe os seus comentários e sugestões aos artigos do Blog. É fácil, não necessita de registo e torna este Blog mais interessante com o seu contributo. Para saber mais clique aqui



.Mais sobre mim
. Sobre a Mafalda




.links
.arquivos

. Maio 2014

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Abril 2006

. Outubro 2005

.posts recentes

. Homenagem a Veiga Simão

. Ondjaki vence Prémio Lite...

. Cartas entre Drummond e J...

. "Papa Francisco - Convers...

. José Luís Peixoto o padri...

. José Gomes Ferreira e o s...

. O(s) prefácio (s) de Gasp...

. "Portugal: Dívida Pública...

. Agualusa vence Prémio Man...

. Conheça quais são as livr...

.pesquisar
 
Quinta-feira, 24 de Novembro de 2011
Gerir na Era Digital

 

Gerir na era digital...

 

...é estar na "Nuvem". Autor do primeiro 'e-book' português a marcar presença no 'top' da loja da Apple apresenta, também o conceito.

 

É a nuvem! 'Cloud Computing' (computação na nuvem) é a expressão que paira, cada vez mais, no mundo da economia digital. Naquele que alguns já ouviram falar, mas que - e a bem da verdade - poucos conhecem. Nuno Ribeiro , economista e 'expert' em negócio dos media em plataformas digitais é um dos portugueses seguidores das novas tendências 'the' e 'for digital business', que ocupa hoje um lugar de destaque por outro feito. É o autor de "Gerir na Era Digital", o primeiro 'e-book' em português de Portugal a marcar presença no 'top' dos mais vendidos em Portugal da loja da Apple - iTunes (iBookStore da Apple para os dispositivos iPhone, iPad e iPod touch). Este 'e-book' é ainda o livro de língua portuguesa mais vendido na categoria 'Business & Personal Finance'.

Méritos à parte, afinal o que é isto da nuvem? Ribeiro responde, no seu livro, que este fenómeno (celeste) é uma das principais tendências desta era para os próximos anos. "Empresas e utilizadores vão passar a utilizar serviços de 'cloud computing'. Os ecossistemas que os grandes 'players' mundiais (Apple, Google, Microsoft, Amazon,etc) estão a criar assentam na "nuvem".

Mas em que consiste? Consiste em "ter acesso a toda a informação, em qualquer dispositivo e em qualquer lugar". Uma inovação que constituirá "um processo de mudança rápido, tanto para os consumidores individuais, como para as empresas, com ganhos enormes em termos de experiência de utilização e produtividade".

 

Mas as novidades não ficam por aqui. Segundo Nuno Ribeiro , que é director de Negócio Multimédia do grupo Controlinveste, entre as principais tendências para os próximos anos temos ainda a audiência do meio 'online', que continuará a crescer impulsionada pela massificação da banda larga, pelo crescimento da geração dos "nativos digitais" e pela melhor usabilidade das plataformas; o crescimento do consumo 'online' através de dispositivos móveis (telemóveis e 'tablets'); o amadurecimento da Web 2.0 e das redes sociais; e ainda um forte impacto nas áreas de Publicidade/Marketing.

De notar que, relativamente ao amadurecimento da Web 2.0 e das Redes Socias, o autor refere que, e tal como aconteceu nos 'media' tradicionais, estas também vão especializar-se. "Surgiram novas redes sociais, segmentadas por temas (e grupos dentro das redes sociais generalistas) recuperando o conceito inicial da web 1.0 de comunidades virtuais em torno de conteúdos temáticos e comportamentos".

Já sobre os tão revolucionários temas de marketing e publicidade, Ribeiro , que é embaixador para Portugal da associação mundial de profissionais e líderes em operações e tecnologia de publicidade 'online' - o AdMonsters - refere que "os formatos mais ricos (Rich Media), conteúdos patrocinados e publicidade em jogos (In- Game Advertising) serão os que mais vão crescer". Isto porque "a preocupação das marcas vai aumentar e estes são formatos onde está provado o reforço da notoriedade e confiança nas marcas que os utilizam".

 

De fácil leitura, esta obra foi realizada, tal como refere o autor em entrevista ao ETV, "através de plataformas digitais, de publicação digital. Aliás, este foi o motivo que me fez escrever este livro, pela imensa curiosidade de perceber o melhor funcionamento destas plataformas", diz. Um universo que, segundo o autor, é uma descoberta em que "criado o livro, criado o conteúdo, paginada a obra e criada a capa, basicamente é só fazer 'upload' dos ficheiros" e solicitar a impressão do livro à medida que as pessoas o querem. Ou seja, é um novo registo em que a simplicidade reina.

Em entrevista, o autor revela ainda que neste mundo dos livros digitais existe uma guerra nova: "A Apple está a entrar no caminho da Amazon", que tem dominado o mercado através do Kindle. Facto que está relacionado com o outro dado comercial realçado. "Existe um factor curioso: os 'e-books' já são mais caros do que a versão papel. Apenas a versão capa dura é mais cara que a versão Kindle na Amazon". Na opinião de Ribeiro , isto entende-se porque os utilizadores e os leitores começam a dar mais valor a um livro electrónico do que a um físico. "Os motivos são simples: primeiro posso transportar a minha biblioteca toda aqui (iPad); segundo, " posso começar a ler no iPad e continuar a ler no iPhone", tudo é replicado e sincronizado e nada é perdido. "É a nuvem a funcionar" e, por último, é possível uma integração com as redes sociais. Tudo isto com previsão de céu limpo mas ainda assim com algumas nuvens .

Artigo publicado na Ideias em Estante, DE (18.11.11)

Este post também foi publicado no blog:www.livrosemanias.blogs.sapo.pt

publicado por Mafalda Avelar às 12:30
link do post | comentar | favorito
|
. Grandes Reportagens

. Ideias em Estante

. Reportagens
.Livros em destaque
."o livro que me marcou"
Alberto João Jardim

António Pinto Barbosa

António de Almeida Serra

Arquimedes da Silva Santos

Carlos Carvalhas

Carlos Zorrinho

Francisco Murteira Nabo

Graça Almeida Rodriques

João Castello Branco

José Amado da Silva

José Hermano Saraiva

Leonor Beleza

Luís Portela

Manuel Serzedelo de Almeida

Valentim Xavier Pintado

Vasco Vieira de Almeida

Vítor Melícias

António de Sousa

Guilherme D´Oliveira Martins

José Veiga Simão

Pedro de Sampaio Nunes

Martins Lampreia

Agostinho Pereira de Miranda

Mª do Rosário Partidário

Carvalho da Silva

Carlos Tavares

EM BREVE: mais cerca de 50 outros ilustres convidados que ainda não estão transcritos para este blog

.resenhas de livros

- O Livro da Marca

- The Origin of Weath

- A Competitividade e as Novas Fronteiras da Economia

- Choque do Futuro

- Como a Economia Ilumina o Mundo

- Making Globalization Work

- OUTRAS

.autores entrevistados

Rampini, autor do Século Chinês


Stephen Dubner e Steven Levitt, autores de "Freakonomics"


Tim Hardford, autor de "O Economista Disfarçado"


António Neto da Silva, autor de "Globalização, Fundamentalismo Islâmico e Desenvolvimento Sustentável"


Ashutosh Sheshabalaya, autor de "Made in Índia"

.entrevistas (áudio)

Alberto João Jardim

.Novidades Editoriais

Actual Editora


Esfera dos Livros


Porto Editora


Pergaminho


Campo das Letras


blogs SAPO
.subscrever feeds