.links
.arquivos

. Maio 2014

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Abril 2006

. Outubro 2005

.posts recentes

. Homenagem a Veiga Simão

. Ondjaki vence Prémio Lite...

. Cartas entre Drummond e J...

. "Papa Francisco - Convers...

. José Luís Peixoto o padri...

. José Gomes Ferreira e o s...

. O(s) prefácio (s) de Gasp...

. "Portugal: Dívida Pública...

. Agualusa vence Prémio Man...

. Conheça quais são as livr...

.pesquisar
 
Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2008
Livros (também já) no Second Life
Tenho que confessar que me faz muita confusão toda esta história da vida virtual no “Second Life”. Não escondo que talvez seja por ignorância … porém num mundo comandado pela falta de tempo – “72 por cento dos pais portugueses reconhecem que não passam tempo suficiente a brincar com os seus filhos. Destes, 95 por cento aponta a falta de tempo como o principal motivo”; num mundo em que “segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão aumenta 1% ao ano”, num mundo em que não temos tempo para estar com quem gostamos, em que “o tempo passa a correr” e as notas “to do” se acumulam… tenho que confessar que me faz confusão. Faz-me muita confusão o Second Life quando não há, na maioria dos casos, tempo para o First Life!  Não critico quem lá está ( eu própria não sei se um dia não me renderei depois de conhecer e ultrapassar a barreira do desconhecimento desta ferramenta virtual) mas pergunto – essencialmente a quem desta segunda vida faz parte:
 
 
O que é que os leva a estar no Second Life?
 
 
Fica a questão e também a informação contida na nota de imprensa que hoje recebi da Porto Editora. “A Porto Editora lança, esta quinta-feira, pelas 21:30, o livro Mundos Virtuais no Second Life (SL).”
 
 
 
Esta editora torna-se assim a primeira a lançar um livro no Second Life.
 
publicado por Mafalda Avelar às 12:25
link do post | favorito
De Tatiana Honegger a 28 de Fevereiro de 2008 às 15:29
O Second Life (SL) é um jogo, uma comunidade virtual que simula o mundo real. O usuário que entra no SL cria uma representação digital de si mesmo, geralmente mais interessante que ele mesmo, o avatar masculino (nome da representação) pode ser alto, forte e bronzeado e de olhos claros e o feminino esguio, de roupas elegantes e cabelos longos. Os avatares geralmente são escolhidos de modo a não apresentar semelhança alguma com a realidade. Há uma moeda virtual chamada linden dolar e os moradores da comunidade virtual podem fazer negócios, possuir terrenos, carros de última geração, casas high tech e relacionamentos estáveis, da amizade ao casamento. Há regras a serem obedecidas: a agressão, roubo e discriminação são proibidos. A comunidade tem aproximadamente 1,5 milhões de habitantes. O problema não é o jogo e sim a maior tendência de pessoas inseguras, tímidas, desempregadas ou com problemas de ordem pessoal tornarem-se viciadas no SL, ou seja, dedicando-se inteiramente à vida virtual em detrimento da real. Tais pessoas passam a relacionar-se na comunidade de maneira que pensam que jamais conseguiriam na vida real, criam um mundo à parte, com conquistas, amizades, lugares que freqüentam e até filhos. Essa fuga virtual proporcionada pelo jogo cresce a cada dia e as pessoas que não conseguem desligar do mundo virtual chegam a passar mais de 40 horas conectadas, alimentando-se pouco e
dormindo poucas horas, o suficiente para descansar e retomar a vida on-line, algumas tampouco se alimentam ou dormem por mais de 48 hrs, há casos de conexão ininterrupta por mais de 72 hrs. Claro que não se trata de um comportamento normal, quando a pessoa abdica da vida pessoal, das amizades, perde o interesse em tudo que é real e passa a viver uma vida paralela, virtual, é um vício, uma doença. No Japão, onde as pessoas têm fácil acesso à tecnologia de ponta, os casos da doença aumentaram
muito nos últimos anos. A maioria dos jovens viciados em SL não deixam seus quartos e não conseguem relacionar-se com pessoas no mundo real, vivem à margem da sociedade e embora alguns saibam que estão doentes, continuam preservando os relacionamentos, o luxo e as conquistas financeiras virtuais. Recentemente lançado no Japão, um programa que procura voltar a incluir estes jovens na sociedade, conta com a ajuda de psicólogos que vão a casa deles e tentam estabelecer diálogo. O segundo passo é levar o jovem a um passeio e por fim, através de muito diálogo e sucessivas saídas ao mundo real, convencer a pessoa que o sucesso no Second Life nada tem a ver com a realidade - esta sim pode e deve ser encarada de frente, com suas conquistas, fracassos e muita persistência.
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.resenhas de livros

- O Livro da Marca

- The Origin of Weath

- A Competitividade e as Novas Fronteiras da Economia

- Choque do Futuro

- Como a Economia Ilumina o Mundo

- Making Globalization Work

- OUTRAS

.autores entrevistados

Rampini, autor do Século Chinês


Stephen Dubner e Steven Levitt, autores de "Freakonomics"


Tim Hardford, autor de "O Economista Disfarçado"


António Neto da Silva, autor de "Globalização, Fundamentalismo Islâmico e Desenvolvimento Sustentável"


Ashutosh Sheshabalaya, autor de "Made in Índia"

.entrevistas (áudio)

Alberto João Jardim

.Novidades Editoriais

Actual Editora


Esfera dos Livros


Porto Editora


Pergaminho


Campo das Letras


blogs SAPO
.subscrever feeds